pt-br contact@puzzlecanada.com

Saúde em Manitoba

Cada província canadense tem a sua particularidade quando o assunto é saúde pública. A Puzzle te acompanha em todas as etapas para a sua migração para que você se sinta seguro e confiante para ir ao Canadá dentro de todas as exigências do país. Se você vai trabalhar ou estudar, é importante conhecer mais sobre essas regras que podem fazer a diferença para você.

Para quem pretende ir ou já escolheu a região de Manitoba como destino, vale destacar que o plano, o sistema de saúde pública tem algumas diferenças em relação às outras províncias. O Manitoba Health, Seniors and Active Living é gratuito, mas em 2018 passou por uma atualização e não está mais disponível para estudantes estrangeiros, a não ser aqueles que possuem permissão de trabalho de no mínimo doze meses.

Tem direito ao plano público: Cidadãos canadenses, residentes permanentes e titulares de Work Permit válido por pelo menos um ano em Manitoba (e se estende aos familiares). Turistas não têm direito, a não ser que estejam acompanhando cônjuge ou parente que tenha o Work Permit válido por um ano. O visitor record (tempo permitido pela imigração para ficar/morar no Canadá)  deve ter validade de pelo menos 183 dias. Os dependentes que atingirem a idade de 18 anos devem estar frequentando uma instituição de ensino reconhecida ou ter uma permissão de trabalho para se qualificarem para os benefícios adicionais.

Se você planeja ficar um período fora de Manitoba seja por férias ou viagem prolongada, é possível se ausentar da província por até sete meses e continuar segurado pelo Manitoba Health, Seniors and Active Living. Neste caso, para continuar recebendo a cobertura sem interrupções, é necessário relatar a ausência de 90 dias ou mais e escrever uma carta ou preencher o formulário de solicitação de Benefícios Provisórios fora da Província antes da partida, informando nome completo, endereço permanente de Manitoba e novo endereço temporário, a data de partida e a data prevista de retorno.

Para poder usufruir do plano de saúde fora da sua província,  é preciso solicitar um Certificado de Registro Temporário Fora da Província preenchendo um Pedido de Solicitação Temporária. Caso você precise consultar um médico em outra região do Canadá, Manitoba tem acordos com todas as províncias canadenses, com exceção de Quebec, e pode ser usado mediante apresentação do cartão plano para o médico ou hospitais conveniados. Entretanto, é importante lembrar que alguns serviços podem não estar inclusos, por isso é aconselhável que se faça um plano de saúde particular adicional antes de viajar. O site oficial do governo traz todos os formulários e informações mais detalhadas deste e de outros processos e solicitações.

 

Trabalhadores

Trabalhadores temporários terão direito ao sistema de saúde gratuito de Manitoba, desde que tenham o Work Permit válido de um ano ou mais. Esposas e dependentes também podem ser beneficiados. Se você possuir uma permissão de trabalho inferior a 12 meses, não está qualificado para o benefício de saúde, até receber uma extensão que permita a permanência.

Para solicitar a cobertura do Manitoba Health, Seniors and Active Living, é necessário preencher o formulário de registro no site da província e separar a cópia do passaporte e de todos os outros documentos emitidos a você e seus dependentes pela imigração.

No caso de mudança de província, é necessário fornecer o número do cartão de saúde da província/território anterior. Os benefícios ficam disponíveis a partir do primeiro dia do terceiro mês após a chegada em Manitoba. Por exemplo, se você chegar no dia 29 de abril, este mês será considerado o primeiro mês e a cobertura deve começar em 1º de julho.  Para esse período de carência, é altamente recomendado que se faça um plano de saúde particular.

A documentação junto com o formulário preenchido devem ser entregues pessoalmente no Registration and Client Services Manitoba Health, Seniors and Active Living.

Para mais detalhes, acesse o site oficial, que é bem completo e informativo clicando aqui.

 

O que o plano cobre?

Atendimento médico, cirurgia e anestesia, raio-x e serviços laboratoriais (em hospitais).

O que o plano não cobre?

Exames com fim de atestado, como para emprego, carteira de motorista, seguro, viagem, imigração.  Vacinas, remédios, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia em consultório particular, quiropraxia, acupuntura.

  

College/universidade

Estudantes estrangeiros não têm direito ao plano de saúde de Manitoba. A permissão de estudo que permite que um estudante internacional trabalhe em Manitoba / Canadá durante seus estudos não é considerada uma permissão de trabalho válida para fins de seguro de saúde provincial, e portanto não dá direito a cobertura a este plano. Assim como ocorre em outras províncias, alunos de colleges e universidades devem entrar em contato com a instituição de ensino para verificar se oferecem ou recomendam algum seguro saúde para o período em que você estiver no Canadá. Em muitos casos as próprias universidades e colleges disponibilizam uma opção de seguro privado que é negociado no ato da matrícula. Saiba mais acessando os links: 

https://www.edu.gov.mb.ca/ie/study/medical.html

http://mitt.ca/current-students/international-student-health-insurance

 

Elementary and high school students (international students)

Se os pais do estudante possuem o Manitoba Health, Seniors e Active Living, os dependentes se qualificam também para receber o benefício do plano de saúde provincial.Os dependentes, que atingirem os 18 anos de idade, devem estar frequentando uma instituição de ensino reconhecida ou ter o Work Permit para poder receber os benefícios do plano de saúde provincial. Se não for este o caso, é indicado entrar em contato com a instituição de ensino que o aluno vai estudar para verificar se existe algum seguro de saúde oferecido pela escola ou se é recomendado algum outro seguro particular para o estudante. 

Dica Puzzle:

Saiba mais sobre quem pode ser considerado dependente para o plano de saúde provincial, de acordo com a lei dos serviços do seguro saúde de Manitoba:

http://web2.gov.mb.ca/laws/statutes/ccsm/h035e.php 

 

*A Puzzle coletou informações no site oficial das respectivas províncias e, também entrou em contato via telefone com o órgão do governo responsável pela saúde de cada região, para poder trazer informações mais consistentes e completas para nossos clientes e para quem deseja imigrar para o Canadá. Entretanto, esta não é uma área da qual somos especializados, e portanto, é importante ressaltar que as informações que constam em nosso site/blog podem sofrer alterações. Por isso, recomendamos que entre em contato com o órgão responsável em cada província para confirmar se as informações continuam válidas.