Saúde em British Columbia

Confie na Puzzle em todas as etapas do seu processo de estudo e trabalho para o Canadá. Nós estamos preparados para te orientar e te dar segurança para que a sua migração seja feita dentro das exigências canadenses. No quesito saúde, é fundamental que você compreenda que as regras estão atreladas à província que você escolher para estudar ou morar e que você estará assinando um termo se comprometendo a residir na província que você está aplicando para o plano de saúde. Nós entramos em contato com o health care de algumas províncias e vamos explicar um pouco sobre o  sistema de saúde para estudantes e trabalhadores. 

O seguro de saúde provincial de British Columbia é o Medical Services Plan (MSP), é obrigatório para quem vai passar seis meses ou mais na região. Nesse grupo, estão incluídos: cidadãos canadenses, residentes permanentes, refugiados assistidos pelo governo, estudantes internacionais com permissão de estudos com validade de seis meses ou mais, trabalhadores temporários com autorização de trabalho válida por seis meses ou mais. É importante ressaltar que é necessário que o solicitante permaneça fisicamente em British Columbia por no mínimo seis meses no período de um ano. Turistas e visitantes não se qualificam.

Por enquanto é cobrada uma taxa para manter o seguro, que varia de acordo com a renda anual familiar e com o número de adultos. A partir de janeiro de 2020, os residentes de British Columbia não precisarão mais pagar as taxas do Plano de Serviço Médico (MSP). Entenda melhor pelo site

 

Trabalhadores temporários

 Trabalhadores temporários com Work Permit válido com trabalho comprovado de, pelo menos, 18 horas semanais e pelo menos seis meses consecutivos com residência em British Columbia equivalente ao mesmo período, têm direito ao MSP. Nesses casos, os familiares dependentes do aplicante também podem aplicar e ser beneficiados. A solicitação pode ser feita online ou por correio. O formulário para ser preenchido está no site oficial

Além do formulário preenchido é necessário apresentar os documentos abaixo:

  • Confirmação do seu emprego na British Columbia com uma cópia do contrato de trabalho indicando o status de tempo integral com número de horas trabalhadas por semana ou;
  • Uma carta do empregador informando a data de início e término do emprego, indicando o status de tempo integral ou o número de horas trabalhadas por semana, com uma carta timbrada da empresa;
  •  Confirmação da sua data de partida da British Columbia;
  •  Work permit válido;
  • Passaporte.

  

O que o plano cobre?

O MSP cobre grande parte de custos com atendimento hospitalar, como visitas médicas, exames de rotina e tratamentos. 

O que o plano não cobre?

Não estão incluídos exames com fins de atestado, como por exemplo, de imigração, emprego, seguro de vida e atividades esportivas. Cirurgia considerada estética, serviços odontológicos, aparelhos auditivos, medicamentos, acupuntura, psicólogo, quiropraxia, massagem terapêutica, naturopatia e fisioterapia, não fazem parte dos benefícios do plano de saúde do governo (exceto para beneficiários de MSP com status de assistência premium).

O Medical Services Plan tem a mesma validade do período registrado no status de imigração de permissão de estudo ou trabalho de pós-graduação no Canadá. Se for necessário estender os documentos de imigração, faça o mesmo com a cobertura do plano de saúde.  

Todos os residentes, tanto os novos quanto aqueles que estão retornando à província, devem cumprir o tempo de carência, que consiste no saldo do mês em que a residência é estabelecida e mais dois meses. Se a autorização de trabalho for fechada e emitida após a chegada em British Columbia, a carência começa a valer a partir da data em que a permissão de trabalho é emitida. Caso a licença de trabalho é fechada, o empregador deverá fornecer um seguro de saúde durante o período de carência e inscrever o trabalhador no MSP. Já com uma permissão de trabalho aberta, o indivíduo é responsável pela inscrição no MSP, sendo altamente recomendável providenciar o seguro de saúde privado que cubra o período de carência.  

É importante destacar que não é recomendado deixar a província por mais de 30 dias durante os primeiro seis meses após a aplicação. Se isso ocorrer, é necessário escrever uma carta descrevendo as datas planejadas de partida e retorno, destino e motivo da ausência, caso contrário você pode não ser mais considerado um residente e por isso, não se qualificar para o seguro de saúde pública.  

Se os seus familiares planejam residir em British Columbia por seis meses ou mais, também podem se qualificar para o MSP. Caso cheguem junto com você, no mesmo mês, a solicitação poderá ser feita em um mesmo formulário. Mas se a sua família chegar em uma data posterior, deverá ser preenchido o formulário de alteração de conta para adicioná-los aos seu MSP existente. O período de carência para os familiares é o mesmo e deve ser adquirido o seguro de saúde privado para cobrir esse tempo.  

https://www.welcomebc.ca/Work-or-Study-in-B-C/Work-in-B-C/Know-Your-Rights-as-a-Temporary-Foreign-Worker 

 

College / Universidade –

Estudantes que moram em British Columbia por seis meses, ou mais, também devem  requerer o MSP. A indicação é que a solicitação seja feita assim que você chegar na província, lembrando que existe uma carência de até três meses do plano (saldo do mês em que a residência é estabelecida e mais dois meses). Para esse período (e também para estudantes matriculados em curso com menos de seis meses de duração), colleges e universidades oferecem um plano de saúde privado temporário, que pode ou não estar incluído no valor da mensalidade.

De modo geral, os planos de saúde oferecidos pelos colleges e universidades começam a valer a partir do primeiro dia de aula. Portanto, se você chegar no Canadá antes para conhecer o local que vai morar, por exemplo, deverá verificar com o seguro particular para cobrir este período que antecede as aulas. A validade do plano de saúde (MSP) expira assim que você concluir o curso do college ou universidade. No caso de seguro de saúde privado, recomendamos que consulte a empresa prestadora do serviço para verificar se eles oferecem a extensão do seguro, se você for permanecer mais alguns dias no Canadá. 

Para saber mais sobre os documentos necessários (passaporte e study permit válido), formulário de aplicação e informações adicionais sobre como solicitar o MSP, acesse: https://www2.gov.bc.ca/gov/content/health/health-drug-coverage/msp/bc-residents/eligibility-and-enrolment/how-to-enrol

A solicitação para o Medical Services Plan pode ser feita online ou pelo correio. O MSP tem a mesma validade do período registrado no status de imigração de permissão de estudo ou trabalho de pós-graduação no Canadá. Caso seja necessário estender os documentos de imigração, faça o mesmo com a cobertura do plano de saúde.  

Elementary and high school students (international students) 

A orientação inicial é verificar se os pais do estudante possuem o MSP e se os filhos devem permanecer em British Columbia por seis meses ou mais, para que possam qualificar como dependentes. Se não for este o caso, é indicado entrar em contato com a instituição de ensino que o aluno vai estudar para verificar se existe algum seguro de saúde oferecido pela escola ou se recomenda algum outro seguro particular para o estudante.  

*A Puzzle coletou informações no site oficial das respectivas províncias e, também entrou em contato via telefone com o órgão do governo responsável pela saúde de cada região para poder trazer informações mais consistentes e completas para nossos clientes e,para quem deseja imigrar para o Canadá. Entretanto, esta não é uma área da qual somos especializados, e portanto, é importante ressaltar que as informações que constam em nosso site/blog podem sofrer alterações. Por isso, recomendamos que entre em contato com o órgão responsável em cada província para confirmar se as informações continuam válidas.