pt-br +1702 683-5498 contact@puzzlecanada.com

Habilitação em British Columbia 

Habilitação em British Columbia 

Nos blogs anteriores, falamos sobre como tirar a habilitação na província de Ontário e na província de Nova Scotia. Agora chegou a vez de falarmos da província de British Columbia. 

Assim como no Brasil e nas outras províncias do Canadá, para dirigir um carro em BC, seja um carro comprado ou alugado, você precisará portar uma carteira de motorista válida, possuir o documento do carro (licença do proprietário), seguro válido e obedecer às leis de trânsito. 

Se você é um residente novo na província, você poderá dirigir com a sua carteira de habilitação estrangeira por 90 dias. Depois deste tempo, você deverá aplicar para a licença de motorista de British Columbia. Já se você é um visitante, poderá dirigir por até 6 meses com a sua carteira de motorista estrangeira, acompanhada da Permissão Internacional para Dirigir (PID), emitida ainda no Brasil. 

Antes de mais nada, é importante ter em mente que para obter uma carteira de motorista da província, você deve conhecer as regras de direção de BC. Por isso, acesse o guia gratuito para saber mais sobre essas regras

Já tenho habilitação no Brasil, como obter a licença da província?

Para trocar a sua habilitação do Brasil pela habilitação de British Columbia, você deverá fazer um teste teórico, um teste de visão e um teste prático. Se você possui uma carteira de motorista há pelo menos dois anos, pode não ser necessário passar pelo programa de licenciamento graduado (será explicado no próximo tópico). Quando você solicitar sua licença de BC, leve os documentos originais para provar há quanto tempo você dirige. 

Dica Puzzle: além de estudar pelo guia gratuito, uma dica é fazer os simulados online gratuitos oferecidos pelo governo provincial. Pratique quantas vezes forem necessário até se sentir confiante para realizar o teste oficial. 

Não tenho carteira de motorista no Brasil. Como tirar a minha habilitação em BC?

Se você vai tirar uma habilitação pela primeira vez, você precisará também passar pelos testes teóricos, visão e de direção. Além de passar pelo programa de licenciamento graduado.

Ao passar por este programa, você aprenderá as habilidades e atitudes que o ajudarão a ser um motorista seguro e confiante. Você terá facilidade para dirigir de maneira menos arriscada, primeiro com um supervisor qualificado e depois por conta própria. Para concluir o programa, você terá que passar por dois testes, um de múltipla escolha e dois testes de estrada. 

As ‘driving schools’ em BC podem te ajudar a aprender a dirigir e a se preparar para os testes. Porém, para tirar a carteira de motorista, você deve ter 16 anos ou mais. Se você for menor de 19 anos, a aplicação deverá ser assinada pelo seu responsável. 

Você poderá aplicar para uma carteira de motorista em um driver licensing office’. Para isso você deverá levar um documento de identificação. 

Com o programa de licenciamento graduado, os novos motoristas passarão por dois estágios antes adquirirem a licença regular. Se você passar bem por todas as etapas, levará cerca de 3 anos do início ao fim. 

Estágio do aluno (Learner’s Licence – L): 

Você adquire esta licença após passar nos testes teórico e visão. Esta licença permite a você praticar a condução por um período de 12 meses (um ano) antes de fazer o teste prático de direção. Porém, você somente poderá dirigir ao lado de um motorista supervisor qualificado que possua uma licença regular com 25 anos de idade ou mais.

Outras restrições: 

  • Você deverá exibir uma placa com o sinal L na parte traseira do seu veículo; 
  • Deverá possuir um nível zero de álcool ou drogas no sangue enquanto dirige; 
  • Limite de 1 passageiro além do supervisor; 
  • Proibição de conduzir um veículo entre meia-noite e 5 horas da manhã; 
  • Proibição de utilizar qualquer dispositivo eletrônico enquanto dirige.

Dica Puzzle: Caso precise de mais tempo para se sentir confiante para o teste prático de direção, a Learner’s Licence é válida por dois anos. Caso ainda assim precise de mais tempo, poderá renovar esta modalidade de licença ao fazer o teste teórico novamente.

Estágio iniciante (Novice License – N): 

Após passar no teste prático de direção no final do estágio do aluno, você obtém uma licença de iniciante – Class 7 – e pode dirigir por conta própria. Porém, você pode ter apenas um passageiro, ao menos que tenha um motorista com licença regular e com 25 anos de idade ou mais ao seu lado. Ou, os seus passageiros são parentes próximos. 

Outras restrições: 

  • Você deverá exibir uma placa com o sinal N na parte traseira do seu veículo; 
  • Deverá possuir um nível zero de álcool ou drogas no sangue enquanto dirige; 
  • Proibição de utilizar qualquer dispositivo eletrônico enquanto dirige.

Após 24 meses com uma licença de iniciante, você pode fazer um segundo teste prático para obter uma licença regular Class 5 com privilégios completos. 

Seguro de carro em BC

Cada carro que você dirigir em BC, deve ter um seguro básico da Autoplan. O seguro básico paga pelos danos causados a terceiros num acidente. Também paga os custos de qualquer pessoa ferida. Você contrata este seguro da Insurance Corporation of BC (ICBC). Além disso, você pode contratar um seguro adicional do ICBC ou de seguradoras privadas. 

Muitos fatores afetam o custo do seu seguro de carro, por exemplo: onde você mora, o tipo de carro que possui, se você usa o carro para o trabalho ou apenas para lazer e o histórico de direção.

Para mais informações sobre habilitação em British Columbia, acesse o site oficial da província

Quer saber mais dicas sobre a vida no Canadá, vistos, cursos e muito mais? Veja os outros conteúdos dos nossos blogs!

*Este blog foi criado no dia 23 de Junho de 2020, favor sempre consultar os sites oficiais para possíveis mudanças nas leis e regras para emissão da habilitação. 

 

WhatsApp chat