pt-br contact@puzzlecanada.com

Habilitação em Ontário

Já falamos um pouco no blog sobre habilitação para brasileiros no Canadá [link blog] de um modo geral. Neste post, vamos falar especificamente sobre como tirar a habilitação na província de Ontário.

Assim como no Brasil, para dirigir em Ontário, seja um carro alugado ou comprado, você precisará portar uma carteira de motorista válida, possuir o documento do carro (licença do proprietário), placa do carro, seguro válido e obedecer às leis de trânsito. 

Porém, se você está apenas visitando Ontário por menos de 3 meses, seja como turista ou aluno de intercâmbio, por exemplo, você poderá dirigir na província usando apenas a sua carteira de motorista do Brasil. Se você estiver visitando a província por mais de 3 meses, precisará de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) emitida pelo seu próprio país de origem. No Brasil, é possível emitir este documento no Detran, antes da viagem para o Canadá. Esta é uma licença especial que permite que os motoristas conduzam internacionalmente quando acompanhados de uma carteira de motorista válida de seu país de origem. 

Tipos de licença

A província de Ontário possui 15 tipos de licenças. Cada licença te permite dirigir um tipo específico de veículo. Para dirigir um carro (van ou caminhão pequeno), você precisará de uma licença da classe G.

Todas as licenças possuem certas condições. Veja aqui a lista completa de licenças de Ontário.

Já tenho habilitação no Brasil, agora vou tirar a habilitação em Ontário  

Se você é um novo residente na província de Ontário, você poderá usar a sua licença válida de outro país por até 60 dias. Após este tempo, você precisará mudar para uma carteira de motorista de Ontário. 

O processo para receber uma licença completa depende das seguintes questões: há quanto tempo você dirige e de onde é a sua habilitação.

Para tirar a sua carteira de motorista de Ontário, você precisa se inscrever pessoalmente no centro do DriveTest ou no Service Ontario mais próximo de você, levando consigo os originais dos seus documentos de identidade* e a sua carteira de motorista estrangeira válida. 

Além disso, você deve levar os documentos que comprovem a sua experiência de dirigir traduzidos para o inglês, pagar as taxas aplicáveis e preencher o formulário de inscrição.

Feito isso, você precisará fazer um teste oftalmológico, um teste escrito e um teste prático, antes de obter a licença completa.  

*Veja a lista completa de documentos aceitos aqui.

Não tenho carteira de motorista no Brasil. Como solicitar uma carteira em Ontário?

Se você é um residente temporário ou permanente no Canadá e não tem uma carteira de motorista no Brasil e deseja tirá-la na província de Ontário, você precisará, inicialmente, cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ter pelo menos 16 anos de idade;
  • Ser aprovado no exame oftalmológico; 
  • Ser aprovado no teste de conhecimento sobre as regras de trânsito. 

Para saber onde aplicar para os testes e valores, acesse aqui:

Depois de passar nesses testes, você obtém uma licença G1. Como motorista iniciante, você precisará praticar a direção e adquirir experiência ao longo do tempo, antes de obter a sua licença G completa. 

Este processo é chamado de licenciamento progressivo. Ele é realizado em duas etapas e, em geral, leva cerca de 20 meses para terminar. Durante esse tempo, você irá passar por dois testes práticos de direção.    

O teste de estrada G1 é o primeiro dos dois testes. Você pode fazer o seu primeiro teste de estrada após 12 meses com uma licença G1. Este exame testa habilidades básicas de direção. Depois de aprovado, você obtém sua licença G2. 

O teste de estrada G2 é o segundo teste que poderá ser realizado após 12 meses com uma licença G2. O teste abrange habilidade de condução mais avançadas, como dirigir em uma estrada, por exemplo. Depois de aprovado, você obtém a licença G completa. 

Dica Puzzle: Se você concluir um curso de educação para motoristas aprovados pelo governo, poderá fazer seu primeiro teste de estrada após apenas 8 meses. Para isso, você deverá escolher uma escola de condução certificada para treinar novos motoristas. Veja a lista completa de escolas neste site aqui.   

Atenção: Você tem até cinco anos para concluir todo o processo. Após cinco anos, se você não obtiver sua licença G completa, será necessário começar de novo.

Licença G1:

Pela lei canadense, quando você tem uma licença G1, você deve:

  • Manter um nível zero de álcool no sangue; 
  • Garantir que cada passageiro com você use o cinto de segurança; 
  • Não dirigir entre meia noite e 5 horas da manhã;
  • Não dirigir em algumas rodovias pré-determinadas; 
  • Dirigir com um motorista licenciada que tenha pelo menos 4 anos de experiência de condução e nível de álcool no sangue menor que 0,05 (se essa pessoa tiver 21 anos ou menos, o nível de álcool no sangue deve ser zero). 

O motorista que acompanha você deve ser a única outra pessoa no banco da frente. Se você estiver dirigindo com um instrutor certificado em Ontário, poderá dirigir em qualquer estrada.

Licença G2:

Com a licença G2 em mãos, você poderá dirigir sem outro motorista experiente no carro em todas as estradas de Ontário, em qualquer dia e qualquer hora. Porém, na maioria dos casos, você ainda deverá ter um nível zero de álcool no sangue e transportar apenas passageiros com cinto de segurança. Se você tem 19 anos ou menos, ainda existem outras restrições.

Lembre-se: beber além do limite e dirigir no Canadá é um crime seríssimo, então não corra este risco. Peça um Uber/taxi ou peça carona a um amigo/família.  

Estudando para o teste de conhecimento

O Manual Oficial do Motorista de Ontário (Ontario’s Official Driver’s Handbook) foi feito para ajudar o candidato a se preparar para o teste de conhecimento escrito. Ele cobre as regras da estrada e fornece dicas práticas de direção. É possível comprar o manual online através do Service Ontario, em um centro de Drive Test e em algumas lojas de varejo. Para comprar online clique aqui.

Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre Habilitação em Ontário? É Só clicar no link oficial do governo aqui.