Se você é um profissional técnico ou tecnólogo e deseja imigrar para o Canadá, o programa de Federal Skilled Trades (FST) pode ser a sua porta de entrada no país. Neste blog, vamos te contar os principais pontos do FST.

O Federal Skilled Trades é um dos programas do Express Entry. Ele foi criado, especialmente, para atrair trabalhadores qualificados que desejam se tornar residentes permanentes em qualquer província do Canadá, à exceção de Quebec.

Este programa é voltado para trabalhadores do NOC B, que abarcam cargos técnicos e tecnólogos. Isto é, pessoas da área industrial, de manutenção, de construção, de manufatura, de agricultura, bem como açougueiros, padeiros, chefs de cozinha, eletricistas, carpinteiro, operadores de equipamentos, trabalhadores técnicos em recursos naturais, entre outros. 

Elegibilidade para participar do FST

Para aplicar para o FST o estrangeiro deve atingir os requerimentos mínimos, são eles:

  • Experiência de trabalho qualificada

Você precisa ter, pelo menos, dois anos de experiência profissional em uma profissão qualificada no NOC B por tempo integral (30 horas semanais) ou o equivalente por meio período (15 horas semanais), nos últimos 5 anos. 

Você também deve atender aos requisitos de trabalho conforme estabelecido no National Occupational Classification (NOC) e verificar se a sua profissão precisa de uma licença na província em que você vai exercer. Por exemplo: um eletricista em Ontário precisa da licença do órgão designado para atuar. 

Além disso, você precisa ter uma oferta de trabalho válida de um empregador canadense por tempo integral, por um período de pelo menos um ano. Ou, duas ofertas de trabalho de dois empregadores no prazo de um ano, que juntas sejam equivalente a um período de trabalho por tempo integral. 

Caso não tenha esta oferta, mas possua um certificado de qualificação emitido por uma autoridade provincial ou federal no Canadá, também poderá contar para este programa.  Um certificado de qualificação prova que uma pessoa está licenciada para trabalhar em um determinada área especializada no Canadá. Saiba mais sobre ter um certificado de qualificação de uma província aqui .

Você sabia? No programa FST, a experiência de trabalho só poderá contar se você for certificado para trabalhar na região/província onde você adquiriu a sua experiência de trabalho e a licença (caso seja necessária para sua profissão). 

  • Educação

Não há exigência de educação para o Federal Skilled Worker. Porém, tenha em mente que quanto mais alto for o seu nível de formação, maior a sua pontuação. Se você estudou no Canadá, deverá comprovar que concluiu os estudos através do certificado, diploma ou degree e histórico do curso concluído.  

Já se você tem uma formação estrangeira, você deverá apresentar o Educational Credential Assessment (ECA) para fins de imigração. O ECA só poderá ser feito através de uma organização designada pelo governo canadense, comprovando que a sua educação estrangeira é equivalente a um certificado, diploma ou degree de uma educação canadense de ensino médio ou de nível superior.

  • Proficiência em inglês

Para comprovar a sua habilidade na língua inglesa você deverá fazer um teste de proficiência. O resultado final do seu teste deve corresponder ao nível exigido no Canadian Language Benchmark (CLB). O CLB é uma escala que mede a sua capacidade no idioma inglês. 

Para o FST, você deve obter uma pontuação mínima de CLB 5 nas habilidades de fala e escuta da língua inglesa e CLB 4 para leitura e escrita. 

Os testes de inglês aceitos são o CELPIP General e IELTS General. Saiba mais sobre os testes de proficiência em inglês aqui.

Você Sabia? os testes possuem validade de 2 anos e precisam estar dentro da sua validade durante todo o processo para o FST.

Dica Puzzle: Este é o resultado mínimo exigido pelo programa para abrir o seu perfil no Express Entry, não necessariamente irá te ajudar a receber a tão sonhada ITA. Quanto maior a sua nota no CLB, maior a sua pontuação. 

  • Comprovação de fundos

Você deve mostrar que possui dinheiro suficiente para você e sua família se estabelecerem no Canadá, a menos que você esteja apto a trabalhar legalmente no Canadá e tenha uma oferta de emprego válida de um empregador canadense. 

Se você se encaixa nas qualificações acima, agende já uma consulta de imigração com a nossa consultora de imigração Danielle Sayed,  e saiba se já está apto a abrir o seu perfil no Express Entry.

Tem interesse em saber mais sobre os outros programas dentro do Express Entry? clique aqui e saiba mais sobre o Canadian Experience Class e sobre o Federal Skilled Workers (FSW)

Quer fazer uma consulta de imigração e começar o seu planejamento para ser um residente permanente no Canadá? Entre em contato conosco! [email protected]