pt-br contact@puzzlecanada.com

A vontade de sair do Brasil para estudar, trabalhar ou imigrar para o Canadá é o desejo de muitos brasileiros. No entanto, o que muitos não sabem é que, mesmo se formando em um curso de inglês no Brasil, todos têm que passar pelo teste de proficiência no idioma para comprovar seu nível de fluência. Isso acontece, pois apesar do diploma dos cursos serem reconhecidos pelo MEC, não tem validade oficial internacional. As opções entre as provas são muitas, cada uma com um objetivo e benefícios diferentes. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre os testes e mais o que você precisa saber se quer fazer uma avaliação de proficiência. Confira!

IELTS (International English Language Testing System)

Um dos exames de proficiência na língua inglesa mais popular e reconhecido mundialmente por diversas universidades. Criado pela Universidade de Cambridge, o IELTS é administrado pelo British Council, juntamente com o Cambridge English Language Assessment e pelo ID: IELTS Australia. É um dos testes mais aceitos pelas instituições canadenses.

Existem dois formatos de exame oferecidos: o General Training e o Academic. O Academic, como o nome já dá a entender, é utilizado para entrada em instituições de ensino, e o General Training é voltado para quem deseja entrar no processo de imigração, como o Federal Skilled Worker dentro do Express Entry, por exemplo.

A prova tem duração de 2 horas e 45 minutos e é dividida da seguinte forma:

• listening (30 minutos; 4 seções; 40 questões; + 10 minutos para transferência de respostas);
• reading (60 minutos, 40 questões);
• writing (60 minutos para escrever duas redações);
• speaking (10 a 14 minutos para responder perguntas de um examinador).

A prova é presencial. Você irá escrever as respostas no papel, a parte oral é intermediada por um examinador e não possui fones de ouvido para a parte do listening (o áudio é tocado apenas uma vez e pode ser em diferentes sotaques).

O IELTS não tem prazo de validade impresso no certificado, porém para imigração ele só tem validade de dois anos e muitas instituições de nível superior seguem a mesma regra.

A nota varia de 0 a 9 e a média aceita é a partir de 6, dependendo do curso, pode chegar a 8 pontos. Já para migração, através do Federal Skilled Worker (express entry), por exemplo, é CBL 7, que no IELTS, a nota precisa ser 6 em todas as habilidades.

No Brasil, a prova também é aplicada o ano todo. Você pode ver as datas e locais aqui.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL é um dos requisitos de processos seletivos de colleges e outras instituições de ensino. Embora seja mais comum nos Estados Unidos, muitas universidades canadenses também aceitam o TOEFL. O objetivo é avaliar se você possui o nível de inglês necessário para acompanhar o conteúdo das aulas.

O Educational Testing Service (ETS) é responsável por organizar o TOEFL que é muito popular no Canadá. O exame ocorre mais de 50 vezes por ano e existem locais de prova espalhados por todo o mundo, só é necessário verificar as datas disponíveis, além disso, é feito por meio do iBT (Internet Based Test), ou seja, aplicado pelo computador em um centro autorizado, inclusive a parte oral (você gravará as respostas em uma máquina).

São 4 horas e meia de duração para testar sua aptidão em quatro habilidades, organizadas da seguinte forma:

• Reading (60 a 80 minutos, 36 a 56 perguntas);
• listening (60 a 90 minutos com palestras, discussões em sala e perguntas de múltipla escolha);
• speaking (20 minutos, seis tarefas);
• writing (50 minutos para escrever duas redações).

Este teste tem validade de 2 anos e a nota varia de 0 a 120. A nota exigida em um Ensino Superior costuma ser a partir de 80 pontos, mas dependendo do curso a nota pode ser mais baixa.

Confira as datas e cidades disponível no Brasil aqui.

CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program)

O CELPIP é um exame de proficiência canadense para fins de imigração, administrado pela paragon Testing Enterprises, uma subsidiária da Universidade de British Columbia. Este exame, pode ser realizado em mais de 30 locais espalhados por todo o Canadá. Há também a possibilidade de ser aplicada nos Estados Unidos, China, Índia, Filipinas e Emirados Árabes. Quem sabe um dia não chega no Brasil!

Este exame é uma excelente opção para quem deseja imigrar para o Canadá, através do Express entry, por exemplo. Lembrando que os únicos exames aceitos pelo Citizenship and Immigration Canada (CIC) são o CELPIP e IELTS.

O teste, é dividido em dois tipos: o CELPIP General e o CELPIP General LS. Para abrir um perfil no Express Entry ou aplicar para residência permanente no Canadá, você deverá fazer o CELPIP General. Já o CELPIP General LS é para aqueles que pretendem aplicar para cidadania canadense.

O exame é realizado pelo computador. O inglês aplicado, em ambos os testes, é o canadense, representando sotaques e expressões típicas do cotidiano do país. Porém, considera ainda elementos do inglês britânico e americano na sua avaliação.

Sobre o CELPIP General, ele tem duração de 3 horas e é feito por meio do computador.

São 4 etapas estruturadas da seguinte maneira:

• listening (47 a 55 minutos; 6 partes);
• reading (55 a 60 minutos, 4 partes);
• writing (53 a 60 minutos; 4 partes);
• speaking (15 a 20 minutos; 8 partes).

Já o CELPIP General LS, possui duração de 1 hora e 10 minutos. Inclui avaliação das habilidades apenas em Listening e Speaking. Pode ser realizado por pessoas entre 18 e 64 anos que desejam obter a cidadania canadense.

As notas variam entre 0 e 12. No site, é possível realizar um pré-teste online gratuito e obter informações sobre datas de aplicação do exame. É importante destacar que o CELPIP tem validade apenas em território canadense.

Outra alternativa – EAP (English for Academic Purposes)

Caso você não queira passar pelo processo de fazer um exame ou se o seu nível de inglês é muito básico ainda, os programas de certificado de Inglês para fins Acadêmicos (EAP), oferecidos pelo próprio college, é o mais indicado para você. É um programa preparatório que integra as habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e fala com foco acadêmico, voltado especificamente para a entrada em um programa de certificado, diploma universitário, graduação e pós-graduação ou para o desenvolvimento profissional. O EAP é um dos caminhos direto de entrada nos programas acadêmicos, atingindo o nível e a nota necessária de acordo com cada college. Além disso, alguns colleges oferecem uma preparação intensiva opcional para a prova do IELTS ou mesmo o seu próprio teste de proficiência (EPA – English Proficiency Assessment).

Uma outra opção é fazer um pathway oferecidos por alguns cursos de inglês, que também funcionam como uma ponte para um nível superior em um college. Para saber mais, entre em contato com a Puzzle Canadá, nós trabalhamos com algumas das melhores instituições de ensino no Canadá.

Qual escolher?

Em relação aos testes de proficiência, esses são os principais exames para ingressar de alguma forma no Canadá. Cada teste tem uma finalidade específica então antes de escolher é preciso saber se seu objetivo é acadêmico ou migratório. Na prática, o ideal é você verificar junto à instituição que pretende estudar quais são os requisitos dela, já que isso varia muito de uma para outra.

DICA PUZZLE:

Antes de investir seu tempo e dinheiro, uma dica é buscar vídeos do YouTube comentando sobre as provas, bem como acessar os conteúdos para estudos disponibilizados no site oficial de cada exame!

Além disso, nós da Puzzle Canadá, também podemos te ajudar a escolher e te dar todas as orientações sobre cada teste de proficiência, EAP e Pathway disponível e qual é o mais indicado para o seu perfil. Nós avaliamos alguns critérios, como: qual o programa de ensino escolhido; duração do curso; localização do campus; orçamento disponível; se está indo sozinho ou com a família; se pretende imigrar no futuro, entre outros fatores importantes que precisamos levar em consideração antes de tomar a decisão final!

Nós somos especialistas neste assunto, por isso não perca tempo e agende já a sua consulta!