O Canadá é um dos destinos mais procurados por quem deseja imigrar. Com o objetivo de facilitar os candidatos interessados em morar permanentemente no país, o governo canadense criou o Express Entry (EE). O EE é um sistema baseado em pontos para imigração. Através deste sistema, o governo criou três programas: o Canadian Experience Class (CEC), Federal Skilled Workers (FSW) e Federal Skilled Trades (FSW). Neste blog, iremos falar sobre o Federal Skilled Workers (FSW).  

O FSW é voltado para profissionais qualificados com experiência de trabalho estrangeira, que vivem dentro ou fora do Canadá e desejam mudar permanentemente para qualquer província do país, com exceção de Quebec. 

 

Elegibilidade para participar do FSW 

O FSW possui critérios para os aplicantes, que envolvem experiência profissional qualificada, idade, habilidades no inglês e/ou francês, educação, adaptabilidade, entre outros. Você ganha pontos pelo desempenho em cada um dos fatores. Lembrando que para participar do FSW, diferente fo FST e CEC, você precisará obter 67 pontos de 100. Este é um cálculo separado do CRS points, onde você recebe o convite, porém com o mesmo critério acima. 

Se você atingir os requisitos mínimos para o programa, poderá se candidatar à residência permanente e entrar no pool com outros candidatos. Porém, provavelmente, você precisará de mais pontos, além do mínimo, para ser convidado. 

 

Os requisitos mínimos para ser elegível ao FSW são:

  • Experiência Profissional Qualificada  

Para qualificar para o Federal Skilled Workers, você deverá ter um mínimo de um ano de experiência profissional contínua por tempo integral (30 horas por semana) e remunerada em um NOC 0, A ou B nos últimos 10 anos. 

Ou, ter trabalhado o equivalente em tempo parcial. Isto é, 15 horas por semanas de forma contínua durante 24 meses em um NOC 0, A ou B, nos últimos 10 anos.

Dica Puzzle: a experiência de trabalho como estagiário, desde que paga, poderá contar para o FSW, caso atenda aos requisitos citados acima. 

  • Proficiência em inglês e/ou francês

Você precisa saber se comunicar em um dos dois idiomas oficiais do Canadá. Saber inglês, francês ou ambos, ajuda você a entrar no mercado de trabalho canadense. 

Para comprovar a sua habilidade na língua inglesa ou francesa, você deverá fazer um teste de proficiência e obter uma pontuação mínima de 7 em todas as 4 habilidades avaliadas – escrita, leitura, escuta e fala – no Canadian Language Benchmark (CLB) para o inglês e o Niveaux de Compétence Linguistique Canadiens (NCLC) para o francês. 

Se você for comprovar habilidades nos dois idiomas, para o segundo idioma escolhido, você deverá atingir o nível mínimo de CLB 5 ou NCLC 5 em todas as quatros áreas avaliadas.

Os testes de inglês aceitos são o CELPIP General e IELTS General. Já os testes de francês aceitos são TEF Canadá e TCF Canada. Saiba mais sobre os testes de proficiência em inglês aqui.

Você Sabia? os testes possuem validade de 2 anos e precisam estar dentro da sua validade durante todo o processo para o FSW.https://puzzlecanada.com/testes-de-proficiencia-em-ingles/

Dica Puzzle: Este é o resultado mínimo exigido pelo programa para abrir o seu perfil no Express Entry, não necessariamente irá te ajudar a receber a tão sonhada ITA. 

  • Educação

Para qualificar para este programa você precisa ter, no mínimo, concluído o ensino médio. Porém, tenha em mente que quanto mais alto for o seu nível de formação, maior a sua pontuação. Se você estudou no Canadá, deverá comprovar que concluiu o ensino, através do certificado, diploma ou degree e histórico do curso concluído.  

Já se você tem uma formação estrangeira, você deverá apresentar o Educational Credential Assessment (ECA) para fins de imigração. O ECA só poderá ser feito através de uma organização designada pelo governo canadense, comprovando que a sua educação estrangeira é equivalente a um certificado, diploma ou degree de uma educação canadense de ensino médio ou de nível superior.

Dica Puzzle:  Ter estudado em uma instituição de ensino pós-secundária no Canadá pode acrescentar 15 ou 30 pontos ao seu perfil, dependendo da duração do seu programa (1 a 2 anos ou 3 a mais anos).

  • Comprovação de fundos financeiros

Você deve provar que possui dinheiro suficiente para você e sua família se estabelecerem no Canadá, ao menos que tenham uma oferta de emprego válida de um empregador canadense. 

Saiba qual a sua pontuação atual para o Express Entry

Se você atender aos requisitos mínimos do programa, você poderá abrir o seu perfil no sistema do Express Entry. Se a sua nota de corte for igual ou superior a nota da rodada de convites, você receberá uma Invitation to Apply (ITA). Se  as suas informações estiverem corretas dentro do EE, após a aplicação enviada, em até 6 meses você receberá a confirmação da residência permanente. 

Você sabia? Após receber o ITA, você só têm 60 dias para comprovar as informações e apresentar os documentos.  Deixe que a Puzzle Canadá faça todo o processo para você!  Marque uma consultoria.

Existem vários critérios que podem ajudá-lo a aumentar seus pontos, como melhorar as suas habilidades no idioma estrangeiro, completar um outro diploma, receber uma oferta de emprego, pontuação do cônjuge, irmãos(ãs) ou cunhados(as) no Canadá, entre outros fatores. 

Durante uma consulta de imigração com a Danielle Sayed, consultora de imigração da Puzzle Canadá (RCIC), ela irá avaliar o seu perfil para saber se você já tem a pontuação exata ou se será necessário preparar um plano de imigração para você qualificar para este programa no futuro. 

O perfil no Express Entry é válido por apenas um ano, sendo necessário reabri-lo após esse prazo, caso você não receba uma carta de convite. Na Puzzle, clientes elegíveis recebem a manutenção do perfil por um ano sem custo adicional.

Dica Puzzle: Para quem quer estudar no Canadá e depois imigrar, uma opção é saber se você já qualifica para a residência permanente, desta forma evitará custos altos como estudante internacional pois, após ter a residência permanente você pagará o mesmo valor nos estudos que um estudante canadense paga. 

 

Preciso estar dentro do Canadá para aplicar?

Não, você não precisa estar dentro do Canadá para aplicar para este programa. Porém, se você decidir permanecer no país, é muito importante que você esteja com toda a sua documentação e visto em dia e não tenha pendências com a justiça canadense. Já se você tem planos de imigrar no futuro, é importante que respeite as leis de trânsito, não beba e dirija, bem como obedeça todas as outras legislações do país. O candidato precisará provar que nem o aplicante principal e nem nenhum dependente tem antecedentes criminais, ou qualquer inadmissibilidade médica.

 

Vantagens do FSW 

  • Pode aplicar morando no Brasil, mesmo sem nunca ter ido ao Canadá.
  • Liberdade em escolher a província que quer morar, exceção de Quebec 
  • Após se tornar residente permanente, você qualificará para estudar inglês sem custo
  • Você, seu cônjuge e seus filhos poderão estudar em uma instituição de nível superior pagando o preço da mensalidade de estudante doméstico
  • Após 3 meses, você e sua família terão acesso à saúde canadense gratuita
  • Você e seu cônjuge poderão trabalhar sem restrição de horas

 

Se você está interessado em saber mais sobre os outros programas dentro do Express Entry, clique aqui e saiba mais sobre o Canadian Experience Class e sobre o Federal Skilled Trades (FST).

 

Quer fazer uma consulta de imigração e começar o seu planejamento para ser um residente permanente no Canadá? Entre em contato conosco! [email protected]