Entenda melhor sobre alguns tipos de visto/permissão Canadense

Você sabia que o primeiro passo para começar um projeto de estudo ou moradia no Canadá é conhecer bem o processo de visto que, apesar de simples à primeira vista, tem chances de ser negado? Por isso que este é um serviço de consultoria oferecido pela Puzzle Canadá. A empresa possui uma equipe atenta às regras consulares – que não raramente passam por mudanças -, e deixam para você apenas as etapas menos burocráticas e mais prazerosas da viagem. Aqui vamos levantar um breve resumo sobre o TRV (Temporary Resident Visa) e suas modalidades: Visitantes, Trabalhadores ou Estudantes.  

eTA

Essa opção é a mais simples, já que permite emissão de visto on-line, em poucos minutos e com baixo valor de investimento. Porém, só se beneficia quem tem visto válido aos EUA ou teve visto emitido para o Canadá nos últimos 10 anos.  

Visto de Turismo ou V1

Esse é o visto mais procurado pelos brasileiros e requerido para quem vai apenas conhecer o Canadá, sem pretensão de ficar por muito tempo. O V-1 tem validade de até 10 anos (podendo variar) e dá direito a múltiplas entradas no país, podendo permanecer no país por até seis meses.

Visto de estudante

O SX-1 é um visto que existe para contemplar quem pretende estudar por um período curto no país. Este é um visto de turismo com permissão de estudo de até 24 semanas, muito usado para curso de inglês/francês de curta duração. Para solicitar esse visto é necessário ter uma carta de aceite, (LOA/ Letter of Acceptance) da escola em que irá frequentar.  Vale destacar que esse tipo de visto não dá possibilidade de trabalho.

S-1/ (Study Permit) – Para a permanência de estudo acima de seis meses, o governo canadense exige uma permissão de estudo com uma carta de aceite de alguma instituição de ensino do Canadá autorizada a receber estudantes estrangeiros (DLI), comprovando o período de estudo. Essa permissão vem acompanhada de um TRV ou eTA, podendo ou não conter uma permissão de trabalho. O Study Permit é feito no país de origem e retirada no aeroporto no momento de chegada no Canadá. Como a Permissão de Estudos só será recebida no momento de chegada à imigração canadense, é essencial que você tenha em mãos a sua LOA (carta de aceitação da DLI) e outros documentos de acordo com o tipo de aplicação, evitando qualquer confusão.

QUEM PODE APLICAR PARA O STUDY PERMIT?

Pessoas inscritas em uma instituição oficial de ensino (as famosas DLIs, reconhecidas pelo governo canadenses) que comprovem a capacidade financeira de sustentar os custos da escola, de moradia e de transporte de volta para o país de origem. Além disso, a pessoa não pode ter uma ficha criminal e terá que apresentar o exame médico autorizado. Caso seja a primeira vez aplicando para um visto canadense, será necessário fornecer a biometria, que é válida por 10 anos.

Já o SW-1 (Study-Work Permit) é o visto para quem vai estudar no college ou universidade e tem o estágio obrigatório no programa para a conclusão do mesmo (Co-Op).  

Dica Puzzle:

É fundamental escolher uma instituição canadense de ensino autorizada a receber alunos estrangeiros, as chamadas: Designated Learning Institution (DLI). Nossa equipe é especializada e trabalha direto com as instituições públicas no Canadá e podemos te orientar na escolha da instituição correta para evitar erros no futuro.

Trabalho

Se você planeja trabalhar no Canadá, aqui vão algumas dicas iniciais antes de falarmos em visto. Há profissões que exigem certificações e licenças de atuação por lá. Pesquise se a sua área está entre as regulamentadas. Também análise como é o seu mercado e qual nível de fluência em inglês é exigido. Caso você considere seu grau de competência no idioma abaixo do ideal, não desanime. Comece seus planos por uma escola de idiomas no Canadá e dê aquele upgrade no inglês. E depois, analise em qual categoria abaixo você se enquadra:

Permissão de trabalho W-1 (Worker)

Essa permissão varia de acordo com cada programa, para aqueles que receberam uma carta de proposta de trabalho (Job Offer) ou para os que possuem o LMIA (Labour Market Impact Assessment). Já para os pós-graduados que terminaram os estudos, eles podem solicitar o PGWP (Post-Graduation Work Permit). Esta é uma permissão de trabalho aberta com duração de até 3 anos .

E se você estuda ou trabalha no Canadá por tempo integral e quer que seu marido ou esposa (sejam vocês casado ou em união estável) vá trabalhar lá, para isso é solicitado o Spousal OWP. Nele, o (a) companheiro(a) pode aplicar para a permissão de trabalho aberta, podendo trabalhar no Canadá em tempo integral, que é equivalente ao mesmo período que você esteja estudando ou trabalhando.

Business Visitor

Visto indicado para profissionais que queiram apenas conhecer o mercado canadense para futuros negócios e investimentos com estadia de até 6 meses. Cada caso é analisado isoladamente, pois pode variar de acordo com a área de negócio e o tipo de passaporte do requerente. Validade de 10 anos com múltiplas entrada. Vale lembrar que é necessário apresentar documentos comprovando a sua viagem de negócio ao Canadá, e provar que você não tem intenção de entrar no mercado de trabalho canadense.  

Super Visa/ PG-1 (Parents e Grandparents)

Esse visto é para quem deseja trazer pais e/ou avós para passar uma temporada longa no Canadá. Nesse caso, é um cidadão canadense ou residente permanente que o solicita. A diferença dele para o V-1 é que o direito de permanência é contínuo, válido por até dois anos, sem a necessidade de  pedir a extensão para ficar por mais de 6 meses no Canadá. Mas lembre-se que a sua validade é igual ao do passaporte, e que é exigido que a pessoa que está indo obtenha o Seguro de Saúde Canadense com validade de pelo menos um ano, e cobertura de pelo menos CAD $100,000. O exame médico por um especialista autorizado pelo Canadá e obrigatório para estadias acima de 6 meses, entre outras condições.  

Visto de Trânsito/ VH-1

Visto específico para voos com escala no Canadá. O Visitor in Transit Through tem validade de 48 horas e vale naqueles casos em que o Canadá não é destino final de uma viagem, apenas uma conexão. O VH-1 exige detalhamento do trajeto de viagem.

Para todos os tipos de visto e processos, conte com a nossa equipe! Estamos aqui para te ajudar a encontrar o seu melhor caminho para vir ao Canadá!