Habilitação para brasileiros no Canadá

HABILITAÇÃO PARA BRASILEIROS NO CANADÁ

A qualidade do transporte público de um país é muito importante para o bem-estar e eficiência das cidades modernas. Embora o Canadá seja um exemplo em mobilidade urbana integrada e bem sinalizada, com boas opções de ônibus, metrô e trem, ter habilitação para dirigir um carro pode abrir portas para novas formas de locomoção. Seja para ir ao trabalho, college, ou até mesmo para um passeio aos finais de semana. 

Quando o assunto é carteira de habilitação, muitas pessoas se perguntam “posso utilizar minha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira no Canadá?”. Em geral, os cidadãos de países-membros da Convenção de Viena possuem permissão para dirigir por até 90 dias em um país estrangeiro também membro da Convenção. Para além desse tempo, a resposta já não é tão simples, uma vez que depende especialmente de dois fatores: o tipo de visto utilizado no país e a província escolhida. 

Em geral, se você planeja usar sua carteira de motorista por menos de 3 meses, poderá utilizar apenas a sua carteira nacional, obedecendo alguns critérios como: ter a sua habilitação contigo; uma cobertura de seguro adequada para o veículo que você dirigirá; levar uma cópia ou original do documento do carro e respeitar as leis de trânsito. Vale destacar que em algumas províncias esse tempo pode chegar até 6 meses. 

Se você está visitando o Canadá ou é um estudante full-time e planeja utilizar um carro por mais de 3 meses, será necessário emitir uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) ainda no Brasil. O PID fornecerá uma tradução da sua licença para o francês e/ou o inglês. 

Para quem pretende se mudar ou já é um residente permanente no país, mesmo que tenha a carteira de habilitação no Brasil, deverá obter a licença de motorista pela província de sua residência. 

Neste caso, você apresentará a sua CNH válida (em algumas províncias será exigido também a Permissão Internacional para Dirigir ou tradução escrita por um tradutor juramentado da CNH) e realizará um teste prático e teórico, para receber permissão total (full). 

NÃO TENHO HABILITAÇÃO NO BRASIL, POSSO TIRAR NO CANADÁ?

Muitas pessoas acham que é preciso ter a CNH brasileira para providenciar a carteira de motorista no Canadá. Mas, mesmo que você nunca tenha tirado o documento no Brasil, poderá emiti-la no Canadá.  Iniciando assim o processo do zero até a permissão total (full). 

Na maior parte das províncias, o processo e os critérios para emissão da licença são bem parecidos. Você precisará ter pelo menos 16 anos; apresentar um documento com foto e assinatura – passaporte; documento de imigração e comprovante de residência. Além disso, você precisará realizar um teste oftalmológico, um teste de conhecimento teórico sobre as regras de trânsito e um teste prático. 

As categorias de carteira de habilitação no Canadá, na maior parte das províncias, são denominadas CLASS. E cada tipo de veículo ou licença tem um número diferente. Por exemplo: em relação a veículos de passeio (equivalente à categoria B no Brasil) é denominada de CLASS5. Já CLASS7 e 8 referem-se a quem nunca tirou carteira e precisa passar pelo aprendizado da província. 

Só fique atento porque, assim como no Brasil, depois de obter a licença você precisará renová-la de tempos em tempos. O prazo de validade será impresso no seu documento. 

SEGURO DO CARRO

Você sabia que é ilegal dirigir sem seguro de carro no Canadá? Se você possui um carro ou dirige regularmente um carro de terceiros, você deve obter uma cobertura de seguro ou se certificar de que você está listado no plano de seguro do carro dessa pessoa. 

Existem diferentes tipos de cobertura no plano do seguro, como por exemplo: cobertura para ferimentos a si próprios ou danos no seu carro e/ou cobertura para os custos de danos e ferimentos a terceiros, caso você seja o culpado do acidente. 

Assim como no Brasil, o custo do seu seguro de carro depende de plano escolhido e os critérios avaliados como: idade, histórico de direção, local de moradia e experiência na condução. Além disso, os custos também variam de acordo com a seguradora escolhida. Portanto, a dica é pesquisar bastante antes de contratar os serviços de uma seguradora e se certificar qual a cobertura exata do plano contratado. 

LEIS DE TRÂNSITO 

Antes de começar a dirigir no Canadá é importante conhecer as regras e as leis de trânsito no país. Isso porque as leis de direção são rigorosamente aplicadas no Canadá e as multas costumam ser bem severas. Por isso, fique atento! Estude as leis e regras de direção para sua província. Você pode obter uma lista completa com essas diretrizes de trânsito no guia de direção emitido pelo departamento que regula o tráfego na sua província. Geralmente, pode ser encontrado em centros de serviços, online ou em lojas físicas. 

ATENÇÃO: Beber e dirigir é uma ofensa seríssima no Canadá. Se você tem um status temporário ou até mesmo se é um residente permanente no país, não coloque o seu status migratório em jogo. Providencie um uber/táxi ou vá de carona! 

ME ENVOLVI EM UM ACIDENTE, E AGORA?

Se você se envolver em um acidente no Canadá, seja com outros veículos ou atropelamento de pedestre, saiba que sair do local do acidente é considerado crime grave. A orientação dada pelo governo canadense é que, se você está envolvido em um acidente, deve imediatamente ligar para o número de emergência (911) da polícia ou de uma ambulância (caso precise de uma). Depois, espere no local até os serviços de emergência chegarem para prestarem os primeiros socorros. Além disso, é importante trocar informações com o outro motorista envolvido, caso o acidente envolva outro veículo, incluindo: nome, endereço, número de telefone, placa do carro, número da carteira de motorista, nome da seguradora e número do plano do seguro do carro. 

COMPRAR OU ALUGAR UM CARRO

Para saber se a melhor opção vai ser comprar ou alugar um carro, você deve primeiro pensar em qual é o seu objetivo. Se está indo para Canadá apenas para passar uma curta temporada, a melhor opção será o aluguel. Você poderá fazer uma reserva de um carro em agências de aluguel de carro, escolhendo um modelo de acordo com o seu orçamento e necessidades. As locadoras mais conhecidas no Canadá são: Avis, Enterprise e Thrifty.

Não se esqueça de verificar se o seguro está incluído no seu contrato de aluguel ou se você usará o seguro do seu cartão de crédito. Caso decida usar o seguro do seu cartão de crédito, recomendamos que entre em contato com o seu cartão para saber as regras e se está tudo certinho para usar. 

Já quem está indo para o Canadá para morar, ou já possui a residência permanente, certamente a sua melhor opção será a compra de um carro, que pode ser novo ou usado. Você poderá adquirir o seu carro através de lojas de venda e revenda de veículos – algumas empresas oferecem juros de 0% para carros novos – ou de uma pessoa que esteja querendo vender o seu próprio carro.

DICAS SOBRE DIRIGIR NO CANADÁ

Como o Canadá tem invernos rigorosos, os motoristas devem checar as condições das estradas antes de pegar um automóvel. É recomendado também verificar se os pneus são adequados para aquele trajeto e para as condições climáticas do local. É muito importante estar munido de informações caso ocorra alguma emergência. 

No verão, a atenção deve ser redobrada com os animais silvestres que podem atravessar estradas, como ursos e alces. Também é importante se programar antes de sair, já que esta é uma época de obras e manutenção em estradas. 

REGRAS PARA CADA PROVÍNCIA

Agora que já demos um panorama geral de como funciona o processo para dirigir no Canadá, precisamos lembrar que as regras sobre o uso da carteira de habilitação estrangeira e o processo para obter uma carteira de motorista no Canadá podem variar de acordo com cada província. Afinal de contas, você precisará obedecer às regras de acordo com o local em que estiver morando ou se hospedando. Pensando nisso, fique ligado no nosso blog, porque nos próximos posts abordaremos tudo o que você precisa saber para tirar habilitação nas principais províncias do Canadá! 

Dica Puzzle: Você sabia que fazer a prova prática de direção durante o inverno pode atrapalhar a sua visão por causa da neve? Para evitar este problema e não prejudicar a sua prova, dê preferência (se possível) a tirar a sua habilitação na primavera, verão ou outono.