Spouse Open Work Permit para cônjuges de estudantes internacionais

Um Open Work Permit (OWP) é uma permissão de trabalho aberta que permite que você trabalhe para qualquer empregador no Canadá, porque a permissão não está vinculada a nenhuma empresa em específico. Você poderá obter uma permissão de trabalho aberta em determinadas situações. Neste blog, falaremos especialmente, do Spouse OWP para os cônjuges dos estudantes internacionais de nível superior no Canadá, antes e depois da conclusão dos seus estudos. 

É muito importante ter em mente a quem estamos nos referindo quando falamos sobre cônjuge. A palavra cônjuge, muito utilizada nos processos migratórios canadenses, refere-se a pessoas que são juridicamente casadas ou que possuem união estável. 

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum a ida de casais para o Canadá, pelas inúmeras vantagens que o país oferece, seja para imigrar ou para estudar no país. Uma das principais vantagens é o tema de assunto deste blog: o Spouse Open Work Permit. Além disso, há também a possibilidade de matricular os filhos no sistema de ensino público no Canadá de forma gratuita (com exceção do day care) e a oportunidade de realizar o processo de imigração para a aquisição da residência permanente, após adquirir a experiência de trabalho canadense nos NOCs 0, A ou B, através do Canadian experience Class (CEC) 

 

Dica Puzzle: As províncias também criam alguns programas específicos para estudantes e trabalhadores daquela província, que não necessariamente ficam abertos todo o ano. Esta pode ser uma outra forma de imigrar através dos estudos e trabalho canadense.

 

Elegibilidade para o Spouse OWP

Você pode ser elegível a uma permissão de trabalho aberta no Canadá se for se for cônjuge de um estudante internacional. 

Para que o cônjuge seja elegível ao OWP nessa categoria, o parceiro (estudante internacional) precisa de um study permit válido e ser aluno full-time em uma Designated Learning Instituiton (DLI). 

As DLIs são instituições de ensino autorizadas pelo governo canadense para receber estudantes internacionais. Neste caso, refere-se à instituições de ensino público pós secundário no Canadá (como college e universidade) ou uma instituição de ensino privado pós secundário que seja autorizada pelo governo e cumpra as mesmas regras de uma instituição pública à nível degree. 

Quando o estudante aplicar para a permissão de estudo, o spouse poderá aplicar para a permissão de trabalho aberta ao mesmo tempo. Sendo aprovado, o estudante poderá trabalhar por meio período durante as aulas e por tempo integral durante as férias, e o cônjuge por tempo integral durante toda validade da permissão de trabalho. O Spouse OWP será válido pelo mesmo período de tempo que o study permit do seu parceiro. 

 

Você sabia? Trabalho durante os estudos não conta para o programa Canadian Experience Class (CEC). Já a experiência de trabalho adquirida pelo cônjuge, dentro dos NOCs 0, A ou B, contará pontos para o Canadian Experience Class (CEC). 

 

Após a conclusão dos estudos, o estudante poderá aplicar para o Post Graduation Work Permit para trabalhar por tempo integral por até 3 anos. Já o cônjuge, somente poderá aplicar para a extensão da permissão de trabalho se o estudante estiver trabalhando dentro dos NOCs 0, A ou B, ou se o empregador do cônjuge estiver disposto a emitir um LMIA para mantê-lo. 

Caso o estudante ainda não esteja trabalhando em um dos NOCs citados acima e a permissão de trabalho do cônjuge estiver vencida, este precisará parar de trabalhar e solicitar a mudança de status no país para visitante ou uma permissão de estudo, caso tenha interesse em estudar no país. 

A extensão para a permissão de trabalho do cônjuge poderá ser feita apenas após a comprovação do emprego do parceiro dentro dos NOCs 0, A ou B. 

 

Vantagens do Spouse OWP para a residência permanente

A experiência adquirida como trabalhador qualificado no Canadá poderá te ajudar no processo de imigração, principalmente através do programa Canadian Experience Class (CEC) e dos programas provinciais para estudantes e trabalhadores daquela província (PNP – Provincial Nominee Program).

Para participar do programa CEC você precisa atingir os critérios exigidos pelo programa e alcançar os pontos necessários para ser convidado a aplicar para a residência permanente. Para saber mais sobre os pré requisitos do programa, preparamos um blog exclusivo sobre o CEC

A Puzzle Canadá, através da consultoria de imigração, presta toda a assessoria desde a parte educacional, vistos e  permissões de trabalho/estudo até a obtenção da residência permanente. 

A nossa consultora de imigração, Danielle Sayed, irá fazer a sua matrícula para o college, fazer a sua aplicação para o visto, verificar a sua pontuação para o express entry, criar o seu planejamento para conseguir a residência permanente e desenvolver a melhor estratégia para a sua aplicação junto ao governo canadense. 

Entre em contato conosco através do nosso site, e-mail ([email protected]) ou whatsapp para mais informações.