pt-br contact@puzzlecanada.com

Sheridan College 

Além de ser um college público, regulamentado pelo governo canadense, o Sheridan College oferece mais de 120 opções de programas, incluindo 25 programas de degree, disponíveis em três campus

Um dos diferenciais do Sheridan é que ele é politécnico, ou seja, oferece tanto o bacharelado (degree), diplomas e também certificados de pós-graduação para aqueles que já possuem uma graduação. Em breve, deve inserir mestrado no seu sistema de ensino.  

Os campus estão localizados em três cidades de Ontário: Oakville, Brampton e Mississauga. Todas são muito próximas a Toronto. É importante mencionar que a localização do Sheridan favorece quem estuda negócios ou engenharia, já que os campus de Mississauga e Brampton estão no coração do centro de fabricação e hub de negócios internacionais no Canadá. Estar na área da Grande Toronto significa fácil acesso à maior cidade canadense, com os benefícios de estar em comunidades menores, onde aluguel e imóveis são consideravelmente mais acessíveis. 

O Sheridan é o único college no Canadá a oferecer uma pós-graduação TESOL com certificação tripla: TESL CANADA, TESL ONTARIO e CELTA. Entre os cursos recomendados estão:

Cursos

Duração

Graduação

Co-op

Engenharia Elétrica, Mecânica e da computação 2 anos 

 3 anos

Diploma

Advanced Diploma

Não
Computer Animation 1 ano Certificado Não
Computer Programmer  2 anos Diploma Não
International Business Management 1 ano Certificado Não
Office Administration – Health Services 2 anos Diploma Não
Project Management 1 ano Certificado Não
Business Administration – Accounting 3 anos  Diploma Sim

*Todas as informações deste post foram cedidas gentilmente pela Gabriela Facchini, Manager, International Business Development and Partnerships do Sheridan College, em junho de 2019.

Você pode escolher o programa que mais tem a ver com a sua carreira e propósito profissional. A Puzzle Canadá poderá lhe informar sobre disciplinas, duração, pré-requisitos e valores sob consulta. Todos os candidatos devem comprovar proficiência na língua inglesa que vai de acordo com o curso escolhido. Sheridan College só oferece aulas em inglês, nenhum programa em francês.

 

Sheridan oferece bolsa de estudos?

Não há bolsas ou assistência financeira para estudantes internacionais, mas algumas bolsas parciais que oferecem de  CAD$ 500-5000 por ano, mas que não são suficientes para cobrir as despesas de estudos. Outro ponto importante sobre as bolsas parciais é que não são bolsas de estudo de entrada, mas sim de mérito acadêmico e estão disponíveis a partir do segundo ano de estudos.

Horário das aulas

As aulas são de segunda a sexta-feira e as horas variam entre 8h e 22 horas. Os alunos geralmente permanecem em aula de 18 a 21 horas por semana e precisam estar disponíveis para ter aulas entre esses horários.

Avaliação

A avaliação varia de curso para curso e os professores podem decidir como avaliar os alunos. A maioria dos professores usa uma combinação de tarefas escritas, apresentações, trabalhos em grupo, participação em aulas, blogs ou fóruns de discussão, testes e alguns podem ter exames (mas não todos). A classificação é contínua e acontece semanalmente ou quinzenalmente. As notas finais são atribuídas no final de cada período acadêmico.

College ajuda na busca por emprego para o programa de co-op ou estágio? 

O co-op é uma forma de aprendizagem integrada ao trabalho que liga o aprendizado em sala de aula a experiências de trabalho remuneradas em um ambiente profissional. Os alunos aplicam a teoria à prática, desenvolvem uma visão significativa do mundo do trabalho e cultivam a consciência de si mesmos como profissionais.

Sheridan oferece suporte de educação de carreira individual para ajudar na preparação para o período de trabalho. Os alunos são ajudados pelo departamento de Educação Cooperativa para uma colocação em co-op, ajudando a desenvolver e melhorar o currículo, habilidade para a entrevista e em como conduzir a busca por uma oferta de trabalho. Os estudantes devem fazer sua parte na preparação e procurar ativamente e garantir um emprego.

Avaliações do empregador e feedback construtivo são fornecidos aos alunos em cada um dos seus termos de trabalho. Esta entrada dá aos estudantes a oportunidade de entender seus pontos fortes e melhorar em áreas que exigem atenção. Embora as colocações em co-op não sejam garantidas, no ano passado (2018), o Sheridan foi bem sucedido e conseguiu ajudar mais de 95% dos estudantes a encontrarem estágio.

Os programas de co-op no Sheridan requerem 360 horas para a conclusão de um período de trabalho. Os programas de estágio exigem um mínimo de 14 semanas consecutivas em tempo integral (30 horas / semana em média) para a conclusão de um estágio para os programas degree. Todos os programas de degree têm um componente de prazo de trabalho obrigatório para atender aos requisitos de graduação.

 

Brasileiros no Sheridan 

Essa é uma questão que muitos brasileiros levam em consideração ao escolher uma instituição de ensino. Isso porque muitos deles preferem lugares onde há mais locais e estrangeiros para que possam praticar mais o inglês.

No Sheridan ainda são poucos brasileiros. De acordo com Gabriela Facchini, Manager, International Business Development and Partnerships do Sheridan College, em uma contagem recente foram registrados somente 99. Se pensarmos que o college tem mais de 7,5 mil estudantes internacionais, é um número muito pequeno de brasileiros. A maioria estuda no campus do HMC em Mississauga e recebe diplomas de negócios.

Gabriela dá algumas dicas para os brasileiros escolherem o seu programa/curso. Ela aponta como fator crítico para decidir o que estudar é considerar se o candidato está pensando em ficar no Canadá ou nao. Isso porque quanto mais técnico for o trabalho, melhor a remuneração, que é mais alta que negócios e hospitalidade, por exemplo. “Muitos brasileiros não entendem esse ponto de vista e acabam pensando que negócios (business) é uma boa escolha. Áreas como TI, engenharia ou comercial (trade) pagam mais”, recomenda ela. 

 

Dicas Sheridan

Gabriela Facchini, Manager, International Business Development and Partnerships do Sheridan College, apresenta algumas dicas para os brasileiros que querem ir ao Canadá para estudar.

 Os estudantes que estão pensando em imigrar para o Canadá podem optar por fazer um diploma, mesmo quando já possuem um diploma de graduação. Os diplomas são mais baratos, mais fáceis academicamente e fornecem os dois anos que os alunos precisam para obter sua permissão de trabalho de pós-graduação de até três anos. Contanto que  o diploma complementam seus estudos ou estiver em uma área diferente, eles podem escolher diplomas sobre pós-graduações. No entanto, se eles querem estudar a mesma coisa que a sua graduação, então eles têm que escolher estudos de certificado de pós-graduação.

 

Dúvidas mais freqüentes dos brasileiros que vão para o Sheridan

Os brasileiros querem saber onde e quando podem trabalhar. A maioria vem com orçamentos apertados e precisa trabalhar para poder pagar suas despesas de vida. É importante observar que os alunos não ganharão o suficiente para pagar as mensalidades e as despesas de manutenção, de modo que precisam que suas mensalidades sejam economizadas antes de virem para o Canadá. Eles podem trabalhar para pagar suas despesas, mas isso não será suficiente para ambos.

Os alunos podem trabalhar 20 horas por semana durante os períodos de estudo e em tempo integral (40 horas por semana) durante os intervalos dos estudos. Os estudantes podem trabalhar como uma extensão dos seus direitos de permissão de estudo, sem a necessidade de pedir uma permissão de trabalho. Alunos que irão fazer o co-op precisam de uma permissão de trabalho adicional, a Puzzle Canadá poderá ajudar neste processo.

 O ano letivo canadense tem oito meses de duração (dois períodos de estudo de quatro meses cada), o que deixa aos alunos quatro meses livres para trabalhar tempo integral no co-op/estágio e durante as pausas no trabalho da sua escolha. Se o programa escolhido não tiver co-op, o aluno poderá procurar por um trabalho em tempo integral durante as férias. 

 

O que você precisar saber se for estudar no Sheridan 

Aqui separamos algumas dicas da Gabriela Facchini (Manager, International Business Development and Partnerships do Sheridan College) para no caso de você optar por estudar na instituição. São boas recomendações sobre a saúde, moradia, transporte, turismo e as cidades onde estão os campus do college. Fique por dentro!

SAÚDE

  • Quem se qualifica para um seguro de saúde da faculdade de Sheridan?

Todos os alunos registrados. Os alunos podem adicionar seus familiares ao plano por um custo adicional por ano por pessoa.


  • O que é coberto?

 Todas as despesas médicas de condições não pré-existentes, excluindo medicamentos, cuidados dentários e ópticos (a menos que tais cuidados sejam o resultado de um acidente)

  • Se um aluno está indo com a família, ele pode se qualificar para a assistência médica?

Eles podem ser adicionados por um custo adicional. 

 

MORADIA

  • É fácil encontrar um lugar para morar perto da faculdade?

Sim, os melhores lugares para procurar são o places4students e o próprio site do Sheridan College.

  • É caro para uma família encontrar uma casa em comparação com um solteiro? Os preços dos imóveis variam muito? 

Solteiro poderá procurar por um quarto para alugar, o que será mais econômico. Porém para uma família, seria melhor alugar uma townhouse (casa) ou apartamento, pois eles tendem a fornecer mais espaço. 

 

TRANSPORTE

  • É fácil se locomover pela cidade, de metrô, a pé ou de ônibus? Qual é o transporte mais popular e mais fácil de se locomover pela cidade próxima ao Sheridan College?

O cartão Presto é do tamanho de um cartão de crédito e oferece a conveniência de carregar seu dinheiro no cartão e usá-lo no terminal ou estação de ônibus simplesmente tocando no sistema de bilhética. Você verá o sistema deduzir automaticamente a tarifa do saldo do seu cartão. Não há necessidade de carregar mais dinheiro – pague por GO / TTC / Brampton e Oakville Transit em um só cartão.

Trânsito de Brampton, Mississauga e Oakville. 

Viajar dentro dessas cidades é fácil e conveniente, pois todos tem transporte que vai direto ao campus do college.

  • Estou longe de Toronto, como posso chegar lá com facilidade e de maneira mais barata?

Sheridan College fica perto de Toronto, a cerca de 35 quilômetros de qualquer campus. Os estudantes podem pegar o ônibus ou a combinação de ônibus e metrô até o seu destino em Toronto. Leva cerca de 40 a 70 minutos para chegar a Toronto por transporte público, dependendo do destino final.

O Sheridan está localizado em Brampton, Mississauga e Oakville. Estas são três comunidades muito diferentes.

 

MISSISSAUGA

Esta é uma cidade grande e a casa da Escola de Negócios Pilon da Sheridan e do HMC Campus. O HMC está localizado em frente ao Square One (o maior centro comercial de Mississauga e o segundo maior do Canadá). Os estudantes geralmente encontram trabalho de meio período na Square One. Mississauga é onde a maioria das empresas internacionais tem sua sede e um hub de negócios e trabalho. É também o lar do Aeroporto Internacional Pearson, o maior aeroporto do Canadá e um centro internacional no mundo dos transportes. Mississauga é o lar de cerca de um milhão de pessoas e uma excelente combinação de tudo que uma cidade grande tem para oferecer. É turístico e residencial.

Para mais informações sobre eventos e festivais basta clicar aqui.

O campus da HMC oferece vários cursos, entre eles o de programação de negócios, arquitetura, decoração de interiores e programação de design.

 

BRAMPTON

Brampton é o lar do Sheridan Davis Campus e de cerca de 600 mil pessoas. É uma área residencial, principalmente com muitas comodidades excelentes em toda a cidade. Para obter mais informações sobre eventos especiais clique aqui.

O campus da Davis  oferece vários cursos, entre eles o de engenharia e técnicos, bem como ciência da saúde e programação comunitária. 

 

OAKVILLE

Oakville é o lar do Sheridan Trafalgar Campus, e tem cerca de 200 mil pessoas. A cidade fica por volta de 30 minutos de carro da CN Tower, no centro de Toronto. Para eventos e festivais em Oakville, visite: http://visitoakville.com/events/

O campus de Trafalgar oferece vários cursos, entre eles o curso de animação,  faculdade de arte e design, além de programação de TI. 

  • Existem muitos brasileiros nas cidades próximas às faculdades?

Não muitos. Nenhum dos locais de Sheridan possui comunidades brasileiras significativas.

  • Os residentes são amigáveis com os recém-chegados? 

Sim! O Canadá é uma terra de imigrantes e estamos acostumados a receber pessoas de todo o mundo. Os canadenses são gentis e famosos por dizer “por favor e obrigado” e acima de tudo “Desculpe!”

  • As cidades são seguras?

Sim! O Canadá é conhecido pela segurança e proteção. É claro que é sempre importante usar o bom senso, pois todas as cidades e lugares podem estar expostos a algum risco.


  • A que horas normalmente as lojas fecham, ex: farmácia, padaria, supermercado?

As lojas geralmente abrem de segunda a sexta das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 18h e aos domingos das 11h às 17h.

 

Turismo próximo às cidades do Sheridan College

Nós já falamos um pouco sobre cada cidade em que o Sheridan possui campus. Neste post, vamos dar algumas dicas de turismo próximo a cada uma delas, para te ajudar a conhecer e aproveitar melhor a sua estadia.

Você pode fazer esses passeios só e/ou com amigos, ou se preferir visitar o Centro Internacional do Sheridan College que oferece muitas viagens ao longo do ano, que incluem:

  • Niagara Falls – Uma das maravilhas mais fascinantes do mundo em uma próspera cidade turística.
  • CN Tower – A torre independente mais alta do mundo, com um famoso “piso de vidro” – 553 metros de altura
  • Montreal – A maior cidade do Quebec. Experimente o Vieux-Montreal e Poutine
  • O Canada Wonderland – O famoso parque temático de Ontário, com montanhas-russas malucas e… Bolo funil!
  • Grand Bend – Bela praia do Lago Huron e um dos melhores lugares para se ver o pôr do sol.

Embora você encontre ótimas compras em todas as cidades, o Square One em Mississauga é o segundo maior shopping center do Canadá, e o Dixie Outlet Mall também em Mississauga é famoso por seus descontos e mercados de fim de semana.

Mississauga é realmente multicultural, e você pode encontrar especialidades culinárias de todo o mundo. 

Brampton é o lar da comunidade indiana no Canadá e você encontrará o melhor da culinária da Índia. 

Oakville ganhou diversas vezes em primeiro e segundo lugar como a melhor cidade para se morar no Canadá. 

Dica Puzzle: O Sheridan Student Union tem uma rede social que pode ajudar os alunos a fazer novos amigos para comprar material para suas aulas e muito mais. Visite https://www.thessu.ca/EVENTS

 

*Todas as informações deste post foram cedidas gentilmente pela Gabriela Facchini, Manager, International Business Development and Partnerships do Sheridan College, em junho de 2019.