pt-bren contact@puzzlecanada.com

Imigração

Imigração

  • Express Entry
  • CEC
  • FSW
  • FST
  • Family
  • Citizenship

O Express Entry é  um sistema online do governo canadense que abrange três programas federais de aplicação para residência permanente.

O EE funciona a partir de uma análise de pontos dos perfis dos candidatos, que é baseado em idade, proficiência de idioma (Inglês e/ou Francês), nível de escolaridade, experiência profissional, tempo de perfil ativo no EE, entre outros.

Duas vezes ao mês, usualmente, o governo canadense envia cartas de convite (Invitation to Apply) aos candidatos com as maiores pontuações. Cada rodada é acompanhada de uma lista de instruções, incluindo o programa de chamada e o número de vagas disponíveis. Além das regulares, eles também fazem algumas chamadas especiais para o FST ao longo do ano com a nota de corte mais baixa. Ao receber uma carta de convite, o aplicante deve enviar a documentação que comprova a veracidade das suas informações no Express Entry para receber a sua Residência Permanente (PR). O EE é válido para todas as províncias, com exceção de Quebec.

Para todos os três programas, o candidato precisará provar que nem o aplicante principal e nem nenhum dependente tem antecedentes criminais, ou qualquer inadmissibilidade médica. Também precisará provar renda suficiente para sustentar você e sua família quando chegar no Canadá, a não ser que tenha uma proposta válida de trabalho no Canadá e um work permit em dia. *Você não precisará atender aos requisitos financeiros se for convidado pelo programa do Canadian Experience Class.

Você sabia? A nota de corte para receber uma Invitation to Apply está entre 450 e 460 pontos até então, porém em 17 de maio de 2017 o ITA foi enviado a candidatos com apenas 415 pontos. O sistema de pontos usado para selecionar os candidatos no Express Entry é o Comprehensive Ranking System (CRS).

Dica Puzzle: Após receber o ITA, você só têm 60 dias para comprovar as informações e apresentar os documentos. Deixe que a Puzzle Canadá faça todo o processo para você! Marque uma consultoria.

Você sabia? Você pode ganhar pontos extras no seu perfil se tiver um irmão ou irmã morando como cidadão ou residente permanente no Canadá. Além disso, receber uma nomeação provincial te dá mais 600 pontos de vantagem!

Dica Puzzle: O perfil no Express Entry é válido por apenas um ano, sendo necessário reabri-lo após esse prazo, caso você não receba uma carta de convite. Na Puzzle, clientes elegíveis recebem a manutenção do perfil por um ano sem custo adicional, saiba mais marcando sua consultoria hoje com um profissional autorizado.

Você sabia? Se você atingiu nível 7 ou maior em todas as quatro habilidades linguísticas do francês (leitura, escrita, fala e escuta), mesmo que ela seja a sua segunda língua oficial designada, são acrescentados pontos adicionais ao seu perfil.

Dica Puzzle:  Ter estudado em uma instituição de ensino pós-secundária no Canadá pode acrescentar 15 ou 30 pontos ao seu perfil, dependendo da duração do seu programa (1 a 2 anos ou 3 a mais anos). 

Você sabia?  Para a oferta de trabalho contar para o Express Entry, ela tem que estar validada com um LMIA.

É importante ressaltar que ao aplicar para a Residência Permanente, todos os documentos e informações devem ser verificados com muita cautela. Qualquer informação dúbia pode levar a impossibilidade da sua inscrição por cinco anos.

Canadian Experience Class (CEC)

Podem aplicar aqueles que tenham pelo menos um ano em tempo integral (30h/semanais ou o equivalente, por exemplo, dois anos trabalhando meio período) de experiência de trabalho legal no Canadá no NOC 0, A ou B, nos últimos três anos antes de aplicar. Ou seja, estrangeiros trabalhando com um LMIA ou OWP, por exemplo pós-graduados (PGWP), podem aplicar para a residência permanente por meio do CEC. Além disso, é preciso comprovar o mínimo exigido de proficiência em inglês ou francês.

Você sabia? Experiência profissional em Quebec conta para o CEC, mas você não pode aplicar para este programa se tiver intenção de morar lá.

Dica Puzzle: O tempo trabalhado como estudante ou como self-employed não conta para o CEC. Além disso, qualquer tempo trabalhado que exceda as 30h/semanais também não contam no programa.

Caso você queira mais informações sobre o programa do Canadian Experience Class, você pode encontrar no site do governo, clicando aqui.

 

Federal Skilled Workers (FSW)

Programa voltado para profissionais especializados, que vivem dentro ou fora do Canadá e pretendem se mudar permanentemente para qualquer província no Canadá, excluindo Quebec. O FSW tem requisitos mínimos para os aplicantes, como ter pelo menos 67 pontos em 100, ter um mínimo de CLB 7 para inglês ou francês, um ano de experiência profissional contínua em um NOC 0, A ou B (ou equivalente em tempo parcial) nos últimos dez anos, e o equivalente a uma educação secundária canadense. Depois de atingir os requisitos mínimos, o candidato a residência permanente entrará no pool com outros candidatos, e geralmente precisará de mais pontos para ser convidado, além do ensino médio e CLB 7 no inglês. Existem outros critérios que podem ajudá-lo a aumentar seus pontos, durante um consulta de imigração isto será discutido.

O FSW é uma das formas mais comuns e também mais concorridas de entrar no Canadá como um residente permanente, no entanto, não necessariamente será a mais adequada ao seu perfil.

Você sabia? A experiência de trabalho como estagiário, desde que paga poderá contar para o FSW.

Caso você queira mais informações sobre o programa de Federal Skilled Worker, você pode encontrar no site do governo clicando aqui.

Federal Skilled Trades (FST)

Voltado para pessoas da área de manutenção, industrial, açougueiros, padeiros, chefs de cozinha, entre outros. Para aplicar, o estrangeiro deve atingir o nível mínimo no CLB/NCLC, ter pelo menos dois anos de experiência profissional ou equivalente, nos últimos 5 anos, além de uma oferta de emprego validada pelo governo por um período de pelo menos um ano ou um certificado de qualificação de determinada habilidade emitido por uma autoridade pública canadense.

Você sabia? No programa de FST, a experiência de trabalho só poderá contar se você for certificado para trabalhar na região/província onde você adquiriu a sua experiência de trabalho.

Conheça mais dos programas e os nossos serviços. Marque uma consultoria e saiba qual o caminho que vai te levar mais rápido para o Canadá.

Caso você queira mais informações sobre o programa de Federal Skilled Trades, você pode encontrar no site do governo clicando aqui.

 

 

Family Class é uma das categorias de imigração oferecidas pelo governo canadense que permite a outros membros da sua família migrarem para o Canadá com o seu “patrocínio”.

Caso você tenha mais de 18 anos e seja um cidadão canadense ou um residente permanente, você pode aplicar para ser um “sponsor” do seu cônjuge, filho (se este tiver menos de 22 anos e não for casado), dos seus pais ou dos seus avós. Além disso, se seu filho tiver dependentes, você talvez possa ser um sponsor deles também, desde que tanto filho, quanto neto estejam migrando para o Canadá pelo Family Class.

Para dar início ao processo, você precisa confirmar que pode sustentar financeiramente tanto a si próprio,quanto ao seu parente, e de que ele não precisará de assistência social. Para isso, você deve conferir a tabela LICO atualizada, que estabelece a renda mínima necessária para a quantidade de membros de uma família.

Dentro dessa categoria, também existe a possibilidade de aplicar para um Super Visa. Este visto permite a permanência de pais e avós de residentes permanentes ou canadenses no país por até 2 anos, um período maior que o permitido pelo Visto de Turismo comum. Além disso, é uma alternativa mais rápida para esses familiares se unirem antes de receberem a tão sonhada residência permanente, se esse for o objetivo final.

Vale lembrar que a emissão do seu visto, como em qualquer outro requerimento, dependerá da decisão final do oficial de imigração, como também de você atender a todos os requerimentos exigidos pelo governo canadense.

Caso você queira mais informações sobre este programa, você pode encontrar no site do governo clicando aqui ou agende uma consulta com nossa consultora de imigração.

 

Ganhar a cidadania canadense vem com muitos benefícios que permanentes residentes não desfrutam. Além da garantia de ter um status definitivo no Canadá, diferente do PR card que deve ser renovado a cada cinco anos, cidadãos canadenses podem votar, trabalhar em qualquer função, inclusive se candidatar a cargos políticos, viver quanto tempo desejar fora do país sem consequência migratórias e portar um passaporte canadense. O Canadá reconhece dupla cidadania, então você não precisará perder o status em seu país de origem (se este também aceitar a dupla cidadania).

Quais são os pré-requisitos para aplicar para a cidadania?

– Ser um permanente residente (o seu PR card pode estar expirado no momento da aplicação)

– Ter morado e estado presente fisicamente no Canadá por pelo menos 3 anos dos últimos cinco anos antes da aplicação

– Ter pago corretamente seus impostos por pelo menos 3 anos nos últimos cinco anos, se você precisava

– Para pessoas de 18 a 54 anos de idade na data de aplicação, será necessário atingir um CLB 4 ou maior em uma das línguas canadenses (inglês ou francês) e provar a sua proficiência para os oficiais de cidadania durante o processo

– Para pessoas com menos de 54 anos, também será preciso acertar 15 questões de 20 em um teste sobre história, geografia, economia, governo, leis e símbolos do Canadá.

É importante ressaltar que cumprir com todos esses pré-requisitos não é o suficiente para aplicar para a cidadania canadense. Além deles, você tem de se certificar que não está proibido pelo Citizenship Act, ou seja, você não pode se enquadrar em certas situações ilegais, como por exemplo, ter cometido um crime de indictable offence.

 

Dica Puzzle: Se você morou como residente temporário no Canadá nos últimos cinco anos antes de aplicar, você pode contar até um ano desse tempo para a cidadania, sendo este contabilizado pela metade (para cada dois dias morados, um é válido). Por exemplo, se você morou como estudante internacional lá por dois anos sem sair do país, você poderá usar um ano desse tempo para a aplicação. Aplicar com tempo extra além dos 1095 dias mínimos é muitíssimo encorajado, evitando assim problemas com o cálculo.

Você sabia? O tempo médio de processamento dos pedidos de cidadania é de 12 meses. O processo, para a maioria das pessoas, envolve uma entrevista pessoal e a aplicação de um teste.

Além dos privilégios de portar o passaporte canadense, ganhar a cidadania significa tornar-se parte daquele país de forma definitiva, compartilhar de um senso maior de direitos e deveres com outros canadenses. A Puzzle Canadá te ajuda em todos os passos do caminho, marque uma consultoria!

Caso você queira mais informações sobre este programa, você pode encontrar no site do governo clicando aqui ou agende uma consulta com nossa consultora de imigração.

 

Faça um orçamento e descubra qual o melhor caminho para você!

Fale agora conosco!

Fale conosco