O Express Entry é um sistema online do governo canadense, lançado em janeiro de 2015,  que abrange três programas federais de aplicação para a residência permanente:

Canadian Experience Class (CEC) 

Federal Skilled Workers (FSW)

Federal Skilled Trades (FST)

 

O EE foi criado para flexibilizar e agilizar a seleção de trabalhadores estrangeiros qualificados que desejam viver permanentemente no Canadá, além de otimizar demandas do mercado de trabalho específicas de cada região. O sistema é válido para as todas as províncias, com exceção de Quebec que possui o seu próprio sistema para a imigração. 

 

Para participar como candidato ao EE, você deve ter um  perfil ativo dentro do sistema. Automaticamente, será gerada uma pontuação através do Comprehensive Ranking System (CRS), com base na análise dos perfis dos candidatos de acordo com critérios como idade, proficiência de idioma (inglês e/ou francês), nível de escolaridade, experiência profissional, tempo de perfil ativo no EE, entre outros.

 

O primeiro round da pontuação do Express entry, em janeiro de 2015, começou em 886 pontos e chegou a cair para 415 pontos no mês de abril de 2017. Atualmente, a nota de corte está entre 470-475 pontos. Duas vezes ao mês, o governo canadense envia cartas de convite (Invitation to Apply – ITA) aos candidatos com perfis ativos no Express Entry Pool e com pontuações acima da nota de corte da rodada. Caso haja empate de pontuação entre os candidatos, o critério de desempate o é tempo que o perfil está ativo no sistema EE. 

 

Cada rodada é acompanhada de uma lista de instruções, incluindo o programa da chamada e o número de vagas disponíveis. Além das regulares, eles também fazem algumas chamadas especiais, por volta de 2 vezes ao ano para o FST, com a nota de corte bem mais baixa. Em 2019, por exemplo, houveram chamadas para o FST em maio com 332 pontos e em outubro com 357 pontos.  

 

Ao receber uma carta de convite (ITA), você terá 60 dias para enviar a documentação que comprova a veracidade das suas informações no Express Entry, para o programa aplicado. Além disso, para todos os programas, o candidato precisará provar que nem o aplicante principal, nem nenhum dependente tem antecedentes criminais, ou qualquer inadmissibilidade médica. Também precisará provar renda suficiente para sustentar a si próprio e a família quando chegar no Canadá, a não ser que esteja aplicando pelo CEC ou tenha uma oferta válida de trabalho.

 

ATENÇÃO! Ao aplicar para a Residência Permanente, todos os documentos e informações devem ser verificados com muita cautela. Qualquer informação dúbia pode levar a impossibilidade da sua inscrição por cinco anos. Por isso, é tão importante ter um profissional que estudou as leis de imigração canadense para lhe acompanhar durante todo o processo. 

 

DICA PUZZLE: É muito importante ficar atento porque o perfil no Express Entry é válido apenas por um ano, sendo necessário abri-lo novamente após este prazo, caso você não receba uma carta de convite durante esse tempo. Na Puzzle, clientes elegíveis recebem a manutenção do perfil por um ano sem custo adicional. Saiba mais agendando uma consultoria com a nossa consultora de imigração, Danielle Sayed (RICC). 

 

COMO CONSEGUIR PONTOS EXTRAS NO Express Entry:

A pontuação do CRS é dinâmica e pode mudar à medida que as circunstâncias particulares de um candidato mudam. Por exemplo, um candidato pode concluir um curso pós-secundário, obter mais experiência profissional ou ser indicado por uma província ou território. Sendo assim, é possível ir sempre aumentando sua pontuação apresentando documentos e certificados. Lembrando que a partir dos 30 anos você perderá 5 pontos por ano, no seu aniversário. Pois é, não é um bom presente de aniversário né?! Mas não desanime, nossa consultora de imigração fará um plano personalizado para você e sua família. 

 

Então, se você está precisando de mais pontos para o Express Entry, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a conseguir o tão sonhado Invitation to Apply.

 

Você pode ganhar pontos extras se:

  • Ter um irmão ou irmã (do aplicante principal ou do cônjuge) morando como cidadão ou residente permanente no Canadá pode ganhar 15 pontos; 
  • Receber uma nomeação provincial (Provincial Nominee Program) pode te dar mais 600 pontos de vantagem;
  • Receber uma oferta de emprego pode te dar de 50 a 200 pontos;
  • Atingir um nível 7 ou mais no teste de proficiência em francês como segunda língua;
  • Ter estudado em uma instituição de ensino pós-secundária no Canadá pode acrescentar 15 ou 30 pontos ao seu perfil; 
  • Fazer um curso preparatório para o IELTS ou CELPIP e conseguir um CLB mais alto;
  • Ter experiência de trabalho no Canadá, entre outros. 

 

Nem sempre é fácil, atingir a pontuação necessária para o Express Entry, por isso, é tão importante contar com a assessoria de profissionais qualificados para isso. O ideal é que a sua mudança comece a ser planejada, juntamente com a nossa consultora de imigração, Danielle Sayed (RICC) o quanto antes, para que todo plano seja elaborado com o objetivo de alcançar a tão desejada residência permanente. 

 

Aqui, na Puzzle Canadá, você consegue saber qual a sua pontuação e em qual programa você se enquadra agora ou poderá se enquadrar no futuro. Nosso objetivo é te apresentar todas as suas possibilidade de viver no Canadá com total segurança.

 

Agende uma consulta de imigração conosco através do site ou do email [email protected] 

Saiba mais sobre os 3 programas do Express Entry:

Canadian Experience Class (CEC)

Federal Skilled Workers (FSW)

Federal Skilled Trades (FST)