pt-br contact@puzzlecanada.com

College ou universidade?

O college é uma boa alternativa para quem quer trabalhar e estudar de forma legal no país, agregando conhecimento e experiências ao seu currículo e garantindo uma vivência interessante para quem busca algo temporário no Canadá.

Se a sua intenção é imigrar, o college é uma opção inicial para permanecer no país, caso você não se qualifique diretamente para os programas federais e provinciais. Ele ajuda a conseguir a pontuação necessária para os processos de imigração, como a formação acadêmica, experiência de trabalho no Canadá e proficiência no idioma (inglês ou francês, dependendo da província).

A Puzzle conta com vários colleges parceiros em diferentes províncias canadenses e vai esclarecer algumas das principais dúvidas que os brasileiros tem ao escolher por esta modalidade educacional no Canadá.

 

Qual a diferença entre o college e a universidade?

Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros que pensam em ir ao Canadá para estudar. E nós vamos fazer um paralelo entre as duas para que você compreenda melhor essas duas possibilidades de ensino.

A universidade prepara os alunos para conhecimentos gerais que levam à pesquisa ou ensino e para algumas carreiras especializadas, como advogado ou médico. Estudos na universidade são mais amplos, aprofundados e metódicos. Além disso, o método de ensino é mais tradicional. Oferece graduação (bacharelado) e programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). A duração de uma graduação é de geralmente três a quatro anos, em período integral e o quarto ano, considerado o “honours degree” é em sua maioria, necessário para quem pretende seguir a carreira acadêmica com um programa de mestrado ou doutorado.

Por outro lado, os colleges são mais práticos e preparam os alunos para carreiras ou empregos específicos. Isso significa que quem opta pelo college recebe a certificação do curso de graduação e também adquire a verdadeira e real experiência de trabalho canadense quando se formam.  Um programa de certificação pode demorar cerca de um ano ou menos e para um programa de diploma, o tempo de conclusão é de dois ou três anos.

Os programas de college concentram-se em áreas muito específicas e têm uma abordagem aplicada, experimental e prática do aprendizado. A aprendizagem ocorre através de experiências, pesquisas e atividades escritas, com trabalhos e apresentações em grupo.

Alguns cursos podem ser encontrados em ambos os sistemas de ensino. Por exemplo, você pode fazer um curso de graduação em negócios em qualquer um dos dois. Se você fizer isso na universidade, você faria um “bacharel em comércio” e estudaria um pouco de tudo: contabilidade, finanças, recursos humanos, logística, marketing, etc. Mas se você fizer um curso de graduação semelhante em um college, você faria um “bacharel em administração de empresas”, mas você teria que se especializar em apenas uma dessas áreas. Por exemplo, “bacharel em Administração de Empresas – Marketing” ou “bacharel em Administração de Empresas – Finanças”. Isso significa que quando você se formar no college, você tem um conhecimento específico de uma área, enquanto que, se você se formar na universidade, você tem um visão mais ampla de todas as áreas. 

 

Quais são as diferenças entre o college público e privado?

Os colleges públicos são financiados pelos governos provinciais do Canadá e também recebem muitas doações de indústrias privadas, que se beneficiam das doações, pois 100% das doações para os colleges públicos são dedutíveis de impostos. Além disso, as indústrias privadas contribuem com tempo e equipamentos, atuando em conjunto com os colleges públicos à medida que os formandos se tornam sua principal fonte de capital humano.

Os graduados internacionais em colleges públicos se beneficiam de uma permissão de trabalho de pós-graduação (PGWP) de até três anos, que lhes permite permanecer legalmente no Canadá após seus estudos e trabalhar para obter experiência canadense.

Os colleges privados preenchem lacunas nos treinamentos que podem não estar disponíveis nos colleges públicos e tendem a ser mais baratos, por oferecerem programas mais curtos, porém se não for de uma instituição de nível degree você não terá direito a permissão de trabalho de pos graduacao, um documento muito procurado por estudantes internacionais, pois com ele você poderá adquirir a tão sonhada experiência de trabalho canadense.  

 

Qual é a diferença entre um degree e um diploma?

Degree geralmente significa um período de três a quatro anos de estudo integral, enquanto que os diplomas são de dois ou três anos de estudo. As universidades não oferecem diplomas, porém os college oferecem certificado, diploma e alguns ainda oferecem o degree. 

Diplomas tendem a ser usados ​​com o foco em treinamento de carreira mais específico, como comércios ou coisas como enfermagem prática, trabalhador de serviço social, técnico veterinário, decoração de interiores, entre outros. Enquanto os degrees tendem a ter um escopo mais amplo, como Engenharia Mecânica ou Bacharel em Negócios Administração – Recursos Humanos.

 

Qual é a diferença entre co-op e estágio?

Ambos apresentam atividades de trabalho incorporadas a programas de estudos que permitem aos alunos formar-se com experiência de trabalho relacionada. O co-op é remunerado e os estágios geralmente não são remunerados.